quinta-feira, 29 de setembro de 2011



(Hiper)mediação leitora: do blog ao livro.

(Hiper)mediação leitora: do blog ao livro (RETTENMAIER, Miguel). In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia M. K. (orgs.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. 1. ed. São Paulo: Global, 2009, p. 71-94.

·         Blog: ferramenta moderna e inovadora, dispositivo acessível independente da classe social.
·         O blog é um meio, um canal, que trata de vários assuntos.
·         Blog é um gênero que tem comunicação, interação, linguagens específicas, trabalha gêneros tem uma estrutura
·         O blog é um exemplo de hipertexto.
·         Interage com o outro e com ele mesmo
·         Como mediara leitura através do blog? Deve ter dialogo, e possuir manifesto pessoal
·         Hipertextualidade digital e hipertexto
·         O professor deve usar o blog para aproximar os alunos da escola, despertar a curiosidade e fazendo do blog assim, uma nova forma de ensino.
·         A mediação de leitura deve se encontra dentro do individuo e deve ser continuada dentro dele, porem as formas para compreender as coisas estão fora desse mesmo individuo
·         A metacognição nos suportes eletrônicos é mais natural (estratificação).
·         Hiperleitor é aquele que não para de pesquisar a fim de se atualizar. Interage com a diversidade de possibilidades e seleciona as que julga melhores.
·         A coerência no hipertexto é vista como perspectiva, interativa e não textual.
·         Para a língua o texto é multinível, multilinear.
·         Há dois tipos de hipertexto: exploratório – preservar o conteúdo.  E o construtivo: ameaça a coerência, o leitor constrói a linearidade.
·         Interatividade: características básicas da língua que Bakhtin traduz como dialogidade.
·         Texto impresso – não linear, o autor tem a opção de ler um capitulo do livro e após ir para o último capitulo.
·         Do ponto de vista da coerência, o hipertexto oferece um desafio ao leitor.
·         Coerência: O texto precisa ter sentido, ser um todo organizado, não apenas um amontoado de frases. Tem que ter temática.
·         Todas as relações do hipertexto devem ser coerentes, ela trata de informações dadas, informações novas.
·         Informatividade: relação entre a coerência da informação dada e da informação nova.

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