quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O leitor e o texto



Contexto e compreensão: o leitor e o texto.

FIORIN, José Luiz. In: MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée. Parâmetros de textualização. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 1997, p. 29-38.
Considerações sobre a noção de texto. In: FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco Savioli. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2001, p. 13-24.


·         A linguística do discurso ou do texto não pode ignorar o contexto em que o objeto se insere
·         A diferença entre nós é que forma o contexto, esse por sua vez é gerativo de sentido.
·         Compreender e aprender as significações do texto, o que implica em contextualiza-lo.
·         É necessário a analise do texto para descobrir o que o autor quer dizer.
·         Considerações sobre nocão de texto:
·         As frases ganham sentido, por serem correlacionadas umas às outras.
·         O sentido de uma frase depende da outra.
·         O sentido do todo não é a soma das partes, mas é dado pelas múltiplas relações que se estabelecem entre elas.
·         O texto é na verdade, um todo organizado.
·         Propriedades de um texto:
·         Ter coerência de sentido: frases relacionadas entre si.
·         Harmonia em que não pode ter nada ilógico, contraditório, desconexo.
·         Deve ter uma continuidade de sentido.
·         Contexto: Unidade maior em que uma unidade menor está inserida: Frase para a palavra; o texto para a frase.
·         Texto é produzido em determinado tempo e espaço (grupo social dentro da história).
·         Algumas ideias em certas épocas exercem domínio sobre outras, ganhando assim o estatuto de concepção quase geral na sociedade (criam-se costumes, ideias, etc...)

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